GEOGRAFIA

       mapa mundi das religiões do mundo 






gráfico das  religiões do mundo 



*********************************************************************************
cristianismo

Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.
Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc.
Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.

islamismo

O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).


budismo

Buda retratado pela História, que existiu entre 563 e 483 a.C. no nepal. Buda não desejava converter ninguém, mas sim iluminar as pessoas com seus ensinamentos, frutos de sua própria experiência. Nesta religião conhecimento, sabedoria e intelecto têm um grande destaque e seus seguidores adquirem, com a prática, a tão sonhada paz interior.
Em 2.500 anos o Budismo se espalhou pela Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asiático, bem como a China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Atualmente esta filosofia é encontrada em qualquer parte do Planeta. Suas lições principais são não praticar o mal, cultivar o bem e a própria mente, visando atingir o Nirvana, a realidade superior que todos almejam alcançar, no qual a pessoa obtém o fim do ciclo de sofrimento, ou seja, o samsara. Ele é atingido através da prática da compaixão e da generosidade, por meio do desapego e da destruição do carma negativo; representa um estado de profunda iluminação, após o qual não é mais necessário renascer. O Nirvana não é um lugar geográfico, mas um modo de ser superior a tudo, no qual se tem acesso à felicidade completa e à liberdade da alma.

hinduismo 

O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas – alguns dos seus manuscritos sagrados são de 1400 a 1500 A.C. Também é uma das religiões mais diversas e complexas, possuindo milhões de deuses. Os hindus possuem uma grande variedade de crenças básicas e contêm muitas seitas diferentes. Apesar de ser a terceira maior religião do mundo, o Hinduísmo existe primeiramente na Índia, Nepal e em menor escala em alguns países ao redor.
Apesar de o Hinduísmo ser conhecido como uma religião politeísta, com cerca de 330 milhões de deuses, também tem um "deus" que é supremo: Brahma. Acredita-se que Brahma seja uma entidade que habita em toda área da realidade e existência, por todo o universo. Acredita-se que Brahma seja um deus impessoal que não pode ser conhecido e que ele existe em três formas separadas: Brahma—Criador; Vishnu—Preservador e Shiva – Destruidor. Essas "facetas" do Brahma são também conhecidas através de muitas encarnações de cada uma. É extremamente difícil descrever a teologia hindu exatamente, já que praticamente todo sistema de teologia é influenciado de uma forma ou outra pelo Hinduísmo.

                 persépolis 



“Persépolis” é a história de uma garota iraniana de 10 anos que tem sua vida completamente alterada quando, em 1979, é iniciada a revolução que transforma o país monárquico e moderno em uma república islâmica extremamente conservadora. Na fase infantil de Marjane, temos as dificuldades de lidar com as mudanças, a falta de entendimento do que estava acontecendo, os horrores do conflito vistos pelos olhos inocentes da garota, que sonhava em ser profeta para resolver todos os problemas do mundo, disputava com os amiguinhos quem tinha mais parentes presos/desaparecidos e inventava histórias de heróis. Já na adolescência, quando se refugia na Áustria, Maranje deixa para trás a repressão da ditadura recém-instalada e os perigos do novo governo, mas enfrenta um tipo de opressão diferente: o de se ver sozinha em um país estrangeiro, sem amigos e sem família. Além disso, ela sofre ainda por não conhecer a língua direito, A solidão durante essa fase de sua vida é muito grande e demora até Marjane se reencontrar e se redefinir.






*********************************************************************************

RESUMO PERCURSO 5 E 6


        A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL


 
   A POPULAÇÃO MUNDIAL NÃO ESTA DISTRIBUÍDA IGUALMENTE NO PLANETA.NO GERAL, OS GRANDES VAZIOS DEMOGRÁFICOS OCORREM NAS ZONAS DE CLIMA POLAR FRIO, DESÉRTICO, EQUATORIAL ÚMIDO.
    EM CONTRASTE CERCA DE  9O% DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVE PRINCIPALMENTE NAS ZONAS POVOADAS DESTE TEMPO ANTIGOS (COMO O SUDESTE DA ÁSIA EUROPA).

  (DENSIDADE DEMOGRÁFICA)















  O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL


    DURANTE PERÍODOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, COMO A IDADE MÉDIA, GUERRAS EPIDEMIAS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES DA BAIXA TAXA DEMOGRÁFICA.DESSE MODO, ATÉ O SÉCULO XVIII, A POPULAÇÃO MUNDIAL CRESCEU EM RITMO MODERADO.
NO SÉCULO XIX, MELHORIA DAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS PERMITIRAM O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A REDUÇÃO DA FOME EM MUITOS PAÍSES.COMO RESULTADO, O RITMO DE CRESCIMENTO POPULACIONAL ACELEROU-SE : NO INICIO DO SÉCULO XX A TERRA ABRIGAVA  1,7 BILHÃO DE PESSOAS.
     APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL , NOVAS DESCOBERTAS NA ÁREA DE SAÚDE (COMO VACINAS E ANTIBIÓTICOS) POSSIBILITARAM QUEDAS ACENTUADAS  NAS TAXAS DE MORTALIDADE GERAL DA POPULAÇÕES.NOS PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS, O DECLÍNIO DAS TAXAS DE MORTALIDADES NÃO FOI ACOMPANHADO DE REDUÇÕES DAS TAXAS DE NATALIDADE, O QUE RESULTOU EM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL MUNDIAL, FATO QUE FICOU CONHECIDO COMO EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA.NA VIRADA PARA O SÉCULO XXI, O MUNDO JÁ CONTAVA COM MAIS DE 6 MILHÕES DE HABITANTES E NO ANO DE 2011 ATINGIU 7 BILHÕES.
    DE ACORDO COM ESTUDO DA ONU. NOS ÚLTIMOS ANOS O RITMO DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL TEM DIMINUÍDO; PORÉM, ESTIMA-SE QUE ATÉ 2050 ULTRAPASSAREMOS A MARCA DE 9 BILHÕES DE HABITANTES.


(CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL)
  














O CRESCIMENTO DESIGUAL DA POPULAÇÃO MUNDIAL 

       OS PAÍSES DESENVOLVIDOS E OS PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS NÃO TÊM PARTICIPAÇÃO IGUAL NO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL. A TAXA DEMOGRÁFICA NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS TEM GIRADO EM TORNO DE 0,2% AO ANO, ENQUANTO EM PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS ELA TEM FICADO, DE MODO GERAL, ACIMA DE 2% ANUAIS, MOTIVO POLO QUAL SE ESTIMA QUE, EM 2050, 85% DA POPULAÇÃO MUNDIAL SERÁ DESSES PAÍSES. ESSES CONTRASTE PODE SER EXPLICADO PELAS TAXAS DEMOGRÁFICAS, QUE, NOS DOIS CONJUNTOS DE PAÍSES, SÃO MUITO DIFERENTE.

(países desenvolvidos e menos desenvolvidos: médias das taxas de natalidade e de fecundidade)

















   
       

Um comentário: